SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.74 issue1New record of Akashiwo sanguinea(Dinophyta) in the tropical estuarine waters of Northeastern Brazil (Western Atlantic)Biological aspects of Tiracola grandirena (Herrich-Schäffer, 1868) (Lepidoptera: Noctuidae): a polyphagous armyworm author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Biology

Print version ISSN 1519-6984

Abstract

DORIGO, TA et al. Dieta e helmintos de Enyalius brasiliensis(Lacertilia, Iguania, Leiosauridae) em um remanescente de Mata Atlântica do sudeste do Brasil. Braz. J. Biol. [online]. 2014, vol.74, n.1, pp.199-204. ISSN 1519-6984.  https://doi.org/10.1590/1519-6984.07612.

Nosso estudo teve como objetivo adicionar informações sobre a dieta e endoparasitas de Enyalius brasiliensis em um remanescente de Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro, sudeste do Brasil. Em relação à dieta, E. brasiliensisconsumiu artrópodes, sendo que lagartas e besouros foram as presas mais importantes. Em relação ao parasitismo por helmintos, a prevalência foi baixa (9,5%), com 238 nematóides do gênero Physaloptera encontrados no estômago de um espécime, e um nematóide do gênero Rhabdiasinfectando o pulmão de outro. Nossos resultados corroboraram as observações de estudos anteriores que indicaram que lagartos do gênero Enyalius tendem a se alimentar principalmente de artrópodos de grande porte e abrigar uma fauna depauperada de endoparasitas.

Keywords : hábitos alimentares; habitats florestais; lagarto; Nematoda; parasitismo.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )