SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.74 issue4Toxicity and genotoxicity of water and sediment from streams on dotted duckweed (Landoltia punctata)Comparative study of the floral biology and of the response of productivity to insect visitation in two rapeseed cultivars (Brassica napus L.) in Rio Grande do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Biology

Print version ISSN 1519-6984

Abstract

FELIX, GA et al. Comportamento alimentar e danos causados por capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) em áreas agrícolas. Braz. J. Biol. [online]. 2014, vol.74, n.4, pp.779-786. ISSN 1519-6984.  https://doi.org/10.1590/1519-6984.02113.

Este estudo teve como objetivo avaliar a perda de safra causada por capivaras em áreas rurais de Dourados-MS, os períodos de alimentação, preferências por culturas instaladas e as características da paisagem nas fazendas que podem influenciar a ocorrência de rebanhos de capivaras. Entrevistas semiestruturadas em 24 propriedades diferentes foram feitas durante o período entre abril de 2010 e agosto de 2011. As observações de campo foram realizadas em diferentes momentos do dia e também durante a noite, a fim de registrar picos do comportamento alimentar em seis das fazendas amostradas. Contagens diretas de capivaras juntamente com as informações obtidas dos agricultores foram utilizadas para estimar o tamanho dos rebanhos. Utilizou-se a Análise de Componentes Principais e a Análise Multicriterial (Processo de Análise Hierárquica – AHP) para as análises estatísticas. O número médio de capivaras por rebanho foi de 18,8 ± 7,90 animais. o número médio de grupos de capivaras por fazendas foi de 1,38 ± 0,92, e o número médio de capivaras por fazendas foi 32,33 ± 27,87. Capivaras selecionaram arroz (Oryza sativa) quando disponível (14,5% da predação em 1,18% do total da área plantada), no entanto, a cultura mais consumida foi o milho (Zea mays), com 38,55% de perdas em 16,17% da área plantada total, de acordo com os fazendeiros. Capivaras comeram principalmente ao anoitecer e durante a noite. A disponibilidade de recursos hídricos na área rural é um indicador da possibilidade de ocorrência de rebanhos de capivaras.

Keywords : áreas antropizadas; culturas agrícolas; predação; seletividade.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )