SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue45Controllership approach in papers published in EnANPAD and in the USP controllership and accountancy Congress between 2001 and 2006Analysis of mandatory, non-mandatory and advanced information disclosure practices in financial statements of companies in Brazil: a comparative study between 2002 and 2005 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Contabilidade & Finanças

Print version ISSN 1519-7077On-line version ISSN 1808-057X

Abstract

COELHO, Antonio Carlos  and  LIMA, Iran Siqueira. Qualidade informacional e conservadorismo nos resultados contábeis publicados no Brasil. Rev. contab. finanç. [online]. 2007, vol.18, n.45, pp.38-49. ISSN 1808-057X.  https://doi.org/10.1590/S1519-70772007000400004.

O artigo avalia a presença de conservadorismo nos resultados apresentados nas demonstrações contábeis publicadas no Brasil pelas sociedades por ação no período de 1995 a 2004. Realiza-se a pesquisa em virtude da constatação de que a regulamentação brasileira, de um lado, é enfática no estabelecimento de princípio ou convenção do conservadorismo - antecipar o registro de perdas e diferir o reconhecimento de receitas - e, de outro, permite o reconhecimento prematuro de receitas não realizadas, como é o caso da reavaliação de ativos. O trabalho testou a antecipação oportuna assimétrica de perdas econômicas através do modelo de Componentes Transitórios nos Lucros (BASU, 1997) e o conservadorismo condicional através do modelo de Associação entre Apropriações Contábeis e Fluxos de Caixa (BALL; SHIVAKUMAR, 2005). A amostra considera sociedades por ações com dados para a série temporal completa, regredindo-se os dados em painel segundo os métodos mais adequados. Os resultados confirmam a hipótese de que os gestores das empresas em questão não praticam o conservadorismo condicional, embora se constate reversão dos componentes transitórios do lucro em maior magnitude no caso de variações negativas do lucro antecedente.

Keywords : Conservadorismo Condicional; Apropriações Contábeis; Regulamentação Contábil; Qualidade informacional dos Lucros.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License