SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Losses, fermentative profile and chemical composition of “Brachiaria decumbens” silage with inclusion of rice mealEvaluation of metabolic profile at different stages of peripartum of Santa Inês ewes in the Western Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal

On-line version ISSN 1519-9940

Abstract

TEIXEIRA NETO, Milton Rezende et al. Descrição do crescimento de ovinos Santa Inês utilizando modelos não-lineares selecionados por análise multivariada. Rev. bras. saúde prod. anim. [online]. 2016, vol.17, n.1, pp.26-36. ISSN 1519-9940.  https://doi.org/10.1590/S1519-99402016000100003.

O objetivo deste estudo foi descrever o crescimento de ovinos Santa Inês utilizando modelos não-lineares selecionados por análise multivariada. Dezessete modelos não-lineares foram utilizados para descrever o crescimento de cordeiros do nascimento aos 210 dias de idade. Os modelos foram classificados por meio de análise multivariada utilizando o coeficiente de determinação ajustado, critério de informação de Akaike, critério de informação Bayesiano, erro quadrático médio de predição, coeficiente de determinação de predição, desvio médio absoluto dos resíduos e percentual de convergência como avaliadores da qualidade do ajuste. Os modelos Richards, Reynolds e Weibull não convergiram e os modelos Schnute, Meloun II, IV e VI, Gamito, Michaelis Menten e Michaelis Menten Modificado não apresentaram padrão de crescimento tradicional. Os modelos Mitscherlich, Gompertz, Logístico, Meloun I, III e V, Brody e Von Bertalanffy convergiram e foram utilizados na análise de agrupamento. Dentre os quatroclusters formados, o primeiro, composto pelos modelos Mitscherlich, Meloun I e Brody, apresentou os melhores valores para os critério de informação de Akaike e bayesiano. Os parâmetros da curva foram influenciados pelo sexo e o tipo de parto (P<0,05) e o ponto inflexão ocorreu aos 94 dias de idade. Os modelos Mitscherlich, Meloun I e Brody são adequados e equivalentes para descrição do crescimento de ovinos Santa Inês.

Keywords : análise de agrupamento; cordeiro; curva de crescimento; ponto de inflexão; taxa de crescimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )