SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Finishing of Nellore steers, castrated and no-castrated, in feedlot diet with high-grainPropolis extraction residue like bacterial inhibitor “in vitro” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal

On-line version ISSN 1519-9940

Abstract

BEZERRA, Andreia Batista et al. Desenvolvimento dos órgãos e deposição de gorduras em cabritos Canindé sob restrição alimentar. Rev. bras. saúde prod. anim. [online]. 2016, vol.17, n.1, pp.55-64. ISSN 1519-9940.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-99402016000100006.

Objetivou-se avaliar o efeito da restrição alimentar sobre o desenvolvimento dos órgãos e deposição de gordura em caprinos Canindé castrados. Foram utilizados 21 cabritos confinados, em um delineamento inteiramente casualizado, com peso inicial de 15,9 ± 1,03kg. Os cabritos foram alocados em três níveis de restrição alimentar (sete animais por nível): ad libitum (alimentados à vontade); restrição moderada (restrição de 20% em relação à quantidade de matéria natural consumida pelos animais alimentados ad libitum) e restrição severa (restrição de 40% em relação à quantidade de ração consumida pelos animais alimentados ad libitum). A ração experimental apresentou uma proporção de 55% de volumoso (Tifton) e 45% de concentrado. Aos 110 dias de experimento os cabritos foram abatidos com peso médio de 23,5 kg ± 2,5 kg. Esvaziou-se o trato gastrointestinal (TGI), a bexiga e a vesícula biliar e foram mensurados os seus pesos para determinação do peso de corpo vazio (PCV). Foram separados e registrados os pesos dos órgãos (baço, coração, fígado, pâncreas, pulmões, rins, sangue, TGI) e dos depósitos de gordura (cardíaca, mesentérica, omental e pélvico-renal). A restrição alimentar em caprinos Canindé afetou o peso absoluto dos órgãos e das gorduras (P < 0.05) que estão mais envolvidas com a função de reserva energética (mesentérica, omental e pélvico-renal), no entanto, não afetou o percentual dos órgãos em relação ao PCV (P > 0.05), indicando que mesmo sob restrição o desenvolvimento dos órgãos é proporcional ao desenvolvimento do corpo.

Keywords : adipogênese; alimentação; raça nativa; semiárido.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )