SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Consumo de nutrientes e análise econômica de tourinhos recriados em sistemas silvipastoris compostos por palmeiras de babaçu na região Pré-Amazônia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal

versão On-line ISSN 1519-9940

Resumo

MARANHAO, Theyson Duarte et al. Acúmulo e partição de macronutrientes em “Pennisetum purpureum ” cv. Roxo manejado em diferentes idades e épocas de crescimento. Rev. bras. saúde prod. anim. [online]. 2018, vol.19, n.3, pp.223-240. ISSN 1519-9940.  https://doi.org/10.1590/s1519-99402018000300001.

Objetivou-se avaliar a marcha de acúmulo de macronutrientes na folha, colmo e na parte aérea do capim-elefante cv. Roxo. Os tratamentos consistiram em sete idades de crescimento (9; 18; 27; 36; 45; 54 e 63 dias) em três períodos de cultivo (chuvoso, de transição e seco). Adotou-se um delineamento inteiramente casualizado e um arranjo de parcelas subdivididas no tempo, onde as idades foram alocadas nas parcelas e os períodos de cultivo nas subparcelas, com três repetições. Constatou-se interação entre os fatores idade e período de cultivo para os teores e para as taxas de acúmulo diário de N, P, K, Ca, Mg e S nas frações folha, colmo e parte aérea. As marchas de acúmulo diário dos nutrientes N, P, K, Mg e S apresentaram comportamento linear positivo para todos os períodos estudados, todavia com variação na magnitude da resposta entre estes. A taxa de acúmulo diário de Ca na parte aérea do dossel ajustou-se ao modelo linear para os períodos chuvoso e seco e ao modelo quadrático para o período de transição, atingindo máximo de 4,60 kg ha-1 aos 59,76 dias de crescimento. O acúmulo dos nutrientes no capim-elefante cv. Roxo apresentou a seguinte ordem decrescente: K > N > P > Mg > Ca > S no período chuvoso e de transição enquanto no período seco observou-se a seguinte ordem decrescente: K > P > N > Ca > Mg> S.

Palavras-chave : marcha de absorção; capimelefante; nutrição mineral.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )