SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Metabolisable energy levels for stress broilers under thermal stressSubstitution of limestone for eggshell powder in the diet of Japanese laying quails author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal

On-line version ISSN 1519-9940

Abstract

ALVES, Raphael Fernandes Soares et al. Modelos não lineares mistos para comparar curvas de crescimento de bovinos da raça Guzerá. Rev. bras. saúde prod. anim. [online]. 2020, vol.21, e210132020.  Epub Mar 20, 2020. ISSN 1519-9940.  https://doi.org/10.1590/s1519-9940210132020.

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a acurácia dos modelos Gompertz e Von Bertalanffy ajustados, respectivamente, para machos e fêmeas da raça Guzerá, sendo incorporado nos modelos o efeito fixo de quatro regiões de produção do nordeste brasileiro e efeito aleatório de animal, além de comparar os coeficientes dos modelos de crescimento entre regiões de produção. A acurácia das equações ajustadas foi avaliada por meio do critério de informação de Akaike, critério de informação Bayesiano, desvio médio absoluto, erro quadrático médio e o coeficiente de determinação. Para comparar as regiões de produção foram utilizados intervalos de confiança. Verificou-se que machos da raça Guzerá das regiões de produção Gado-Algodão e Serra Geral da Bahia possuem peso assintótico estatisticamente igual, enquanto que a taxa de maturidade é equivalente para animais das regiões Itapetinga-Valadares e Mata-Agreste. As fêmeas da raça Guzerá das regiões de Itapetinga-Valadares e Serra Geral da Bahia possuem o mesmo peso assintótico. A taxa de maturidade em Itapetinga-Valadares é igual a estimada para Mata-Agreste e Serra Geral da Bahia. Ao incluir o efeito fixo de região de produção e aleatório de animal nos modelos, houve melhora na qualidade de ajuste e a possibilidade de gerar curvas de crescimento para cada região.

Keywords : intervalo de confiança; modelo Gompertz; modelo Von Bertalanffy; nordeste brasileiro; qualidade de ajuste.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )