SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Ictiofauna da Ilha dos Marinheiros, estuário da Lagoa do Patos, sul do BrasilPredação do gato-mourisco (Puma yagouaroundi) por onça-parda (Puma concolor) na Mata Atlântica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Biota Neotropica

versão On-line ISSN 1676-0611

Resumo

SOUZA, Gabriel Raposo Silva de et al. Peixes recifais do Parque Estadual da Ilha Anchieta, Sudoeste do Atlântico, Brasil. Biota Neotrop. [online]. 2018, vol.18, n.1, e20170380.  Epub 01-Fev-2018. ISSN 1676-0611.  https://doi.org/10.1590/1676-0611-bn-2017-0380.

Este artigo apresenta uma lista de espécies de peixes recifais do Parque Estadual da Ilha Anchieta, uma área na qual nenhuma atividade extrativista é permitida, em Ubatuba, Sudeste do Brasil. Os dados foram coletados entre 2011 e 2013, principalmente por observações subaquáticas com o uso de mergulhos livres e autônomos e, secundariamente, através de pescaria científica (arrasto). Dados publicados e não publicados também foram verificados e compilados. Foram registradas 103 espécies de peixes recifais distribuídas em 78 gêneros e 50 famílias. Haemulidae foi a família com maior número de espécies (n=7 espécies), seguida por Epinephelidae (n=6), Pomacentridae, Carangidae e Tetraodontidae (n=4 cada). Os gêneros com maior número de espécies foram Haemulon (n=5) e Stegastes¸ Acanthurus e Mycteroperca (n=3 cada). Sessenta e nove espécies (67%) estão inclusas em listas vermelhas de espécies ameaçadas globais e regionais. Vinte e cinco espécies (24,2%) são classificadas nas categorias Criticamente em Perigo (CR), Em Perigo (EN), Vulnerável (VU) e Quase Ameaçadas (NT). A rede de Áreas Marinhas Protegidas no Sudeste do Brasil ainda é incipiente e o considerável número de espécies ameaçadas no Parque Estadual da Ilha Anchieta indica claramente a importância da área de estudo para a conservação de peixes recifais e costeiros.

Palavras-chave : recifes rochosos; riqueza de espécies; mergulho científico; ictiologia; conservação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )