SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Etnoecologia e socioeconomia em torno de um recife artificial: o caso da pesca artesanal do sudeste do BrasilÍndice Multimétrico Preditivo baseado em macroinvertebrados para avaliação de riachos vadeáveis da Mata Atlântica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Biota Neotropica

versão impressa ISSN 1806-129Xversão On-line ISSN 1676-0611

Resumo

SOUZA, Natália Freitas de; BAPTISTA, Darcílio Fernandes  e  BUSS, Daniel Forsin. Índice preditivo baseado em filtros ambientais para o biomonitoramento de rios em bacias sem áreas de referência no bioma Mata Atlântica, Brasil. Biota Neotrop. [online]. 2019, vol.19, n.2, e20180601.  Epub 11-Abr-2019. ISSN 1676-0611.  https://doi.org/10.1590/1676-0611-bn-2018-0601.

Avaliações biológicas que usam a abordagem de condição de referência se baseiam na comparação entre a biota observada em locais teste e a presente em locais íntegros ou minimamente impactados. Entretanto, em muitas regiões do mundo, estes locais são escassos ou inexistentes. Neste estudo, a abordagem alternativa proposta por Chessman e Royal, que consiste no biomonitoramento baseado em filtros ambientais sem o uso de áreas de referência, foi testado para o Brasil. Esta abordagem assume que características ambientais chave agem na seleção de colonizadores potenciais, a partir do pool regional de táxons, baseado nos traços ecológicos (tolerância) de cada táxon. A abordagem foi desenvolvida através da: (1) determinação do pool regional, baseado em uma ampla base de dados do bioma Mata Atlântica; 2) seleção de filtros ambientais (elevação, vegetação original e tipo de solo); e 3) inclusão de informações sobre a tolerância e preferência ambiental dos insetos aquáticos à esses filtros. Essas informações possibilitam determinar os táxons esperados sob condições naturais (ausência de impacto) e comparar com os táxons observados em cada local, desenvolvendo um índice preditivo (Observado/Esperado). Embora esta abordagem proponha a predição da fauna na ausência de áreas de referência, estas áreas foram incluídas com o propósito de testar a resposta, precisão e sensibilidade desta abordagem. Os resultados indicam que o índice desenvolvido foi capaz de distinguir diferentes classes de impacto (F=56.9; p<0,001), obteve alta precisão, o que foi observado com o baixo desvio padrão obtido para os valores de locais de referência (SD=0.098) e alta sensibilidade, observado através da correlação significativa com variáveis ambientais sensíveis a alterações antrópicas (r=0.74, p<0.01). Além disso, o índice foi fortemente correlacionado com índices multimétricos desenvolvidos especificamente para diferentes regiões hidrográficas, mostrando concordância entre diferentes métodos no que se refere a avaliação da integridade ecológica. Apesar do bom desempenho do índice preditivo neste estudo, nós fizemos algumas considerações para melhorar a sensibilidade e o potencial da abordagem de filtros ambientais em aplicações futuras.

Palavras-chave : avaliação biológica; gestão ambiental; insetos aquáticos; macroinvertebrados; região neotropical.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )