SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Identificação das dimensões da qualidade em serviços: um estudo aplicado em uma instituição de ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RAE eletrônica

versão On-line ISSN 1676-5648

Resumo

MARTINS, Guilherme Silveira et al. Gestão de operações no Brasil: uma análise do campo científico a partir da rede social de pesquisadores. RAE electron. [online]. 2010, vol.9, n.2. ISSN 1676-5648.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482010000200004.

Este estudo analisa a rede de pesquisadores que publicam no campo de Gestão de Operações no Brasil, baseando-se em 2.668 artigos publicados entre 1997 a 2009. As hipóteses do estudo são referenciadas na literatura de redes sociais e de avaliação de campos científicos. Os resultados apontam que, apesar da existência de uma rede fragmentada e pouco densa, há grupos coesos e próximos que dão estabilidade ao campo (redes small worlds). Verificou-se que o número de laços do pesquisador (centralidade de grau) está positivamente associado ao número de artigos publicados, embora afete negativamente sua produtividade. Quando consideramos os laços não redundantes (structural holes), os resultados se mostraram positivos e significativos tanto para a produção quanto para a produtividade. Ademais, observou-se ainda que a centralidade do pesquisador modera o efeito dos laços não redundantes, sendo seu efeito sobre a produtividade maior entre pesquisadores com maior grau de centralidade.

Palavras-chave : Gestão de operações; análise de redes sociais; avaliação de campos científicos redes de colaboração científica; produção científica em gestão de operações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons