SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4On the origins of Freud's conception of the natural sciencesEmergence without levels índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Scientiae Studia

versión impresa ISSN 1678-3166versión On-line ISSN 2316-8994

Resumen

LEITE, José CORREA. Do mistério das eras do gelo às mudanças climáticas abruptas. Sci. stud. [online]. 2015, vol.13, n.4, pp.811-839. ISSN 2316-8994.  https://doi.org/10.1590/S1678-31662015000400005.

O problema da era do gelo foi o primeiro e, até algumas décadas atrás, o único debate relevante sobre as mudanças climáticas, emergindo como uma discussão da geologia, que não foi capaz de equacioná-lo. Ficou como um mistério que transitou, no século XIX, pela matemática e astronomia e foi objeto de especulações na geofísica e geoquímica sem que uma solução satisfatória fosse encontrada. A resposta básica para a ocorrência das eras do gelo foi dada por Milankovitch, com sua teoria matemática da insolação, na década de 1940. Todavia somente a consolidação da paleoclimatologia, na década de 1970, ofereceu as evidências necessárias para comprová-la. O refinamento desses estudos paleoclimatológicos acabou revelando, todavia, um fenômeno inesperado, a saber, que as transições de estados de equilíbrio no sistema climático aconteceram muito rapidamente no passado. As mudanças climáticas da era do gelo do pleistoceno ocorreram de maneira abrupta e radical, em uma negação do gradualismo. Em consequência, o atual aquecimento global deve ser visto como um fenômeno muito mais perigoso e imprevisível do que usualmente apresentado.

Palabras clave : Idades do gelo; Eras do gelo; Paleoclimatologia; Pleistoceno; Holoceno; Meteorologia; Ciências do clima; Aquecimento global; Mudanças climáticas abruptas; Núcleos de gelo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )