SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Trajectories and division of labor in a laboratory of human genetics índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Scientiae Studia

versión impresa ISSN 1678-3166versión On-line ISSN 2316-8994

Resumen

MENDONCA, Pedro XAVIER. Materialidade e sociedade: tendências sociotécnicas em tecnologias móveis. Sci. stud. [online]. 2015, vol.13, n.4, pp.929-947. ISSN 2316-8994.  https://doi.org/10.1590/S1678-31662015000400009.

Analisar linhas delimitadoras de um certo desenvolvimento tecnológico é uma tarefa já empreendida por diversos autores. Este é um tipo de abordagem que se inspira em parte em ação semelhante empreendida em relação à ciência. Neste artigo pretendemos apresentar algumas linhas, a que chamamos tendências, que marcam as tecnologias móveis, como celulares, smartphones ou tablets. Estudamos alguns artefactos e funcionalidades que, não sendo exclusivos deste tipo de dispositivo, marcam direções e hegemonias. Para o efeito, desenvolvemos uma análise sociotécnica que se centra em uma observação e utilização desse tipo de tecnologia. O resultado é uma tipologia que mostra cinco tendências: realismo; continuidade técnico-corporal; prioridade ao contexto; velocidade; e compatibilidade/multifuncionalidade. Essas diferentes formulações sociotécnicas permitem compreender como essas materialidades inscrevem-se no espaço social, ao mesmo tempo que exibem projetos que emergem de intenções sociais. O proliferar das tecnologias móveis faz com que a compreensão dessas dinâmicas seja de enorme relevância para questionarmos o futuro tecnológico que se instala.

Palabras clave : Tendências sociotécnicas; Tecnologias móveis; Materialidade; Sociedade; Etnografia material; Estudos sociais de ciência e tecnologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )