SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número4UM INVENTÁRIO DAS CARACTERÍSTICAS DAS ESCALAS EM MARKETING PROPOSTAS E VALIDADES NO BRASILDEFINIÇÃO DE METAS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE AGÊNCIAS BANCÁRIAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RAM. Revista de Administração Mackenzie

versão On-line ISSN 1678-6971

Resumo

GIMENEZ, FERNANDO ANTONIO PRADO; HAYASHI JUNIOR, PAULO  e  GRAVE, PAULO SÉRGIO. ISOMORFISMO MIMÉTICO EM ESTRATÉGIA: UMA FERRAMENTA PARA INVESTIGAÇÃO. RAM, Rev. Adm. Mackenzie [online]. 2007, vol.8, n.4, pp.35-59.  Epub 31-Ago-2020. ISSN 1678-6971.  https://doi.org/10.1590/1678-69712007/administracao.v8n4p35-59.

O propósito do artigo é ilustrar como uma ferramenta de análise de posicionamento estratégico, baseada na Psicologia dos Construtos Pessoais, pode auxiliar na identificação de isomorfismo estratégico, contribuindo para maior integração entre as abordagens institucionalista e cognitiva da estratégia. O artigo contribui, também, na constituição de instrumentos de pesquisa que possam ser usados em estudos sobre formação de estratégia, tanto sob a abordagem institucionalista quanto sob a cognitiva. Uma amostra, por conveniência, de quatorze dirigentes de pequenas empresas que estavam participando de um programa de educação continuada para executivos forneceu dados sobre suas empresas e sobre a concorrência com base em um formulário de coleta de dados construído em estudos anteriores. Os dados coletados ilustram a possibilidade de uso da ferramenta, demonstrando a utilização e a operacionalização da grade de repertório, que parece ser adequada para evidenciar a existência de processos isomórficos no nível estratégico entre organizações. A principal contribuição do artigo reside na apresentação de uma forma sistematizada de coleta de dados sobre percepções da concorrência permitindo uma menor interferência da subjetividade do pesquisador na identificação de processos isomórficos em nível estratégico.

Palavras-chave : Institucionalização; Ferramenta de pesquisa; Isomorfismo; Estratégia; Posicionamento competitivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )