SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número5Criação de empresas por mulheres: um estudo com empreendedoras em Natal, Rio Grande do NorteAtitude empreendedora: validação de um instrumento de medida com base no modelo de resposta gradual da teoria da resposta ao item índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RAM. Revista de Administração Mackenzie

versão On-line ISSN 1678-6971

Resumo

ALBANESE, Diana Ester; BRIOZZO, Anahí Eugenia; ARGANARAZ, Ángel Agustín  e  VIGIER, Hernán Pedro. Determinantes da terceirização de serviços contábeis nas PMES: o caso da Argentina. RAM, Rev. Adm. Mackenzie [online]. 2013, vol.14, n.5, pp.201-229. ISSN 1678-6971.  https://doi.org/10.1590/S1678-69712013000500008.

A motivação desta pesquisa reside na importância da disponibilidade de informações para os usuários internos e externos à empresa, e do papel fundamental do sistema de informação contábil no registro de operações desta. O objetivo do presente trabalho é analisar os determinantes da terceirização dos serviços de informação contábil nas pequenas e médias empresas (PME), partindo de duas perspectivas: a teoria dos custos de transação (TCT) e a visão baseada nos recursos (VBR). As duas abordagens concluem que aquelas atividades que não são específicas nem essenciais a uma empresa devem ser terceirizadas, visando melhorar sua competitividade. Este estudo procurou mostrar que o tamanho dos clientes e/ou fornecedores da firma, o uso da informação contábil na tomada de decisões, o uso de tecnologias de informação, a forma de organização jurídica, o tamanho e a antiguidade da empresa têm uma relação significativa com o nível de terceirização do serviço de informação contábil. Os dados utilizados neste trabalho foram coletados por meio de uma pesquisa de campo realizada com 159 PMEs da cidade de Bahía Blanca, na Argentina, durante o período de julho a outubro de 2010. Os resultados, obtidos mediante regressão probit e regressão probit ordinal, confirmam todas as hipóteses levantadas, exceto as que se referem ao tamanho da empresa e ao tipo de clientes e fornecedores. Esses resultados demonstram a importância da especificidade dos ativos como variável determinante nas decisões de terceirização, concordando com o esperado dentro dos fundamentos teóricos da TCT e da VBR, além de serem similares aos observados em vários estudos empíricos realizados em outros países. Como futura linha de investigação, a terceirização da contabilidade, como de costume para a parte de pequenas e médias empresas, merece uma análise relacionada com a independência do auditor.

Palavras-chave : Terceirização (outsourcing); Serviços da contabilidade; Teoria dos Custos de Transação (TCT); Visão Baseada nos Recursos (VBR); Probit.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons