SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Actor-network theory in organizational studies: analysis of scientific production in BrazilConceptual reflections on co-production of public policies and directions for future research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos EBAPE.BR

On-line version ISSN 1679-3951

Abstract

GODOI, Christiane Kleinübing; CARGNIN, Fabíola Radaê Gewehr  and  UCHOA, Antônio Giovanni Figliuolo. Manifestações inconscientes na relação líder-liderado: contribuições da teoria psicanalítica aos estudos organizacionais. Cad. EBAPE.BR [online]. 2017, vol.15, n.3, pp.599-614. ISSN 1679-3951.  https://doi.org/10.1590/1679-395164894.

Este estudo teve por objetivo compreender as manifestações inconscientes que transpassam a relação líder-liderado, nas organizações. Tais díades foram formadas por pares opositivos dependentes, quais sejam: transferência-contratransferência; projeção-introjeção; idealização-identificação - todos fenômenos construídos por Sigmund Freud como sendo da ordem do inconsciente. Na etapa teórica, partimos da historicidade da abordagem psicanalítica das organizações: a) a análise dos estudos psicanalíticos, desde o campo social ao campo organizacional (note-se que o próprio Freud diz ser o inconsciente também social); b) o centro da etapa teórica é constituído por uma leitura psicanalítica dos fenômenos da liderança; e c) a teorização sobre as três principais díades inconscientes que atuam na relação líder-liderado. Como método, utilizou-se a psicossociologia e a entrevista clínica de Lévy. A análise dos resultados inicialmente prevista nos objetivos precisou ser - por inúmeros motivos - alterada durante a elaboração do artigo, uma vez que, na relação da díade transferência-contratransferência, encontra-se uma complexidade maior do que a esperada e que não poderia ser desperdiçada nas interpretações. Uma das relações mais evidenciadas nas conclusões foi visualizada e possibilita compreender melhor a maneira pela qual a identificação é engendrada a partir da relação dual entre a projeção e a introjeção.

Keywords : Liderança; Psicanálise; Organizações..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )