SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Entre a emergência, a submersão e o silêncio: LGBT como categoria de pesquisa em Administração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos EBAPE.BR

versão On-line ISSN 1679-3951

Resumo

PALASSI, MARCIA PREZOTTI; MARTINELLI, RAIANE GONÇALVES DE OLIVEIRA  e  PAULA, ANA PAULA PAES DE. Entre o discurso empreendedor e a consciência política: estudo exploratório do Movimento Empresa Júnior em uma universidade pública no sudeste do Brasil. Cad. EBAPE.BR [online]. 2020, vol.18, n.1, pp.3-12.  Epub 17-Abr-2020. ISSN 1679-3951.  https://doi.org/10.1590/1679-395172642.

Este artigo visa compreender a dinâmica da consciência política no Movimento Empresa Júnior (MEJ), examinando seu papel no fomento da formação cidadã e da identificação coletiva dos empresários júniores, num dos campi de uma universidade pública federal no sudeste do Brasil. A discussão se baseia no Modelo de Análise da Consciência Política para compreensão da participação em ações coletivas de Sandoval (2001). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados através da observação participante, questionários, grupos focais e entrevistas semiestruturadas, submetidos à análise de conteúdo. Conclui-se que o MEJ apresenta a estrutura de um “movimento”, pois se aproxima mais do ideário de uma organização empresarial, que valoriza o discurso empreendedor. Além disso, a ausência de uma identidade coletiva mais sólida, enfraquece a noção de consciência política dos empresários júniores. Assim, o papel do MEJ como fomentador da consciência política e da participação dos gestores, que traria complementariedade entre a formação profissional e a cidadã, se afigura limitado.

Palavras-chave : Consciência política; Participação; Ações coletivas; Movimento Empresa Júnior.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )