SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Evaluation of functional mobility of patients with stroke sequela after treatment in hydrotherapy pool using the Timed Up and Go TestSelf-reported outcomes of patients undergoing total hip replacement surgery assessed by the WOMAC questionnaire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Einstein (São Paulo)

Print version ISSN 1679-4508On-line version ISSN 2317-6385

Abstract

LANUEZ, Fernanda Varkala; JACOB-FILHO, Wilson; LANUEZ, Mariana Varkala  and  OLIVEIRA, Ana Cláudia Becattini de. Estudo comparativo dos efeitos de dois programas de exercícios físicos na flexibilidade e no equilíbrio em idosos saudáveis com e sem depressão maior. Einstein (São Paulo) [online]. 2011, vol.9, n.3, pp.307-312. ISSN 2317-6385.  https://doi.org/10.1590/s1679-45082011ao1780.

Objetivo:

Avaliar a flexibilidade e o equilíbrio em idosos saudáveis com ou sem depressão maior, por meio de dois diferentes programas: prática de exercícios aeróbios e realização de exercícios de flexibilidade e equilíbrio.

Métodos:

Estudo randomizado, duplo-cego, ensaio controlado, no qual cada amostra foi controle dela mesma. Foram sujeitos dessa pesquisa 19 idosos, com idades entre 60 e 90 anos, de ambos os sexos, encaminhados dos ambulatórios do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, saudáveis com ou sem o diagnóstico de depressão maior, sedentários ou que não tivessem praticado atividade física por pelo menos 6 meses.

Resultados:

Observou-se que os idosos com depressão maior obtiveram melhora expressiva da flexibilidade e do equilíbrio, assim como os não deprimidos, principalmente no grupo que realizou exercício aeróbio.

Conclusão:

Os resultados desta investigação reforçam a relevância da prática de exercícios físicos pelos idosos com depressão maior, sendo este um importante instrumento no tratamento e acompanhamento desse grupo de pacientes.

Keywords : Exercício; Idoso; Maleabilidade; Equilíbrio postural; Depressão.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )