SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Knowledge, perceptions and use of generic drugs: a cross sectional studyNosocomial infections by Klebsiella pneumoniae carbapenemase producing enterobacteria in a teaching hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Einstein (São Paulo)

Print version ISSN 1679-4508On-line version ISSN 2317-6385

Abstract

PALACIO, Danielle da Costa et al. Evolução de indicadores pós-implantação da saúde bucal na Estratégia Saúde da Família. Einstein (São Paulo) [online]. 2014, vol.12, n.3, pp.274-281. ISSN 2317-6385.  http://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082014ao3000.

Objetivo

Avaliar a evolução de indicadores após a implantação de 21 Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família.

Métodos

Foram utilizados os dados de produção ambulatorial dos profissionais das Equipes de Saúde Bucal, o qual é o instrumento oficial utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo para acompanhar o desempenho dos profissionais da saúde bucal em relação a rendimento, acesso, percentual de faltas e de urgências. Esses profissionais trabalharam na parceria entre a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein e a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, no período de 2009 a 2011.

Resultados

Para os indicadores: percentual de urgência, rendimento e acesso, houve diferença significativa entre os anos analisados. Para o indicador percentual de faltas, não houve diferença estatisticamente significante. Quando feita a análise mensal, destaca-se que, no início da implantação do serviço, ocorreu oscilação, podendo indicar que o trabalho foi consolidado ao longo dos meses, sendo capaz de receber novos profissionais e aumento da população atendida. Ao se compararem os indicadores do período com as metas pactuadas com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, é possível perceber que as Equipes de Saúde Bucal tiveram bom desempenho.

Conclusão

Os resultados alcançados junto às metas pactuadas certamente refletem o aumento do número de profissionais, o amadurecimento dos processos de trabalho dessas Equipes de Saúde Bucal e a otimização da mão de obra disponível para realização das atividades. O entendimento desses resultados é importante para nortear as ações das Equipes de Saúde Bucal para os anos seguintes e avaliar o cumprimento das metas.

Keywords : Saúde bucal; Saúde da família; Absenteísmo; Acesso aos serviços de saúde; Assistência à saúde.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )