SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Transcriptional expression study in the central nervous system of rats: what gene should be used as internal control?Rhino facial zygomycosis: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Einstein (São Paulo)

Print version ISSN 1679-4508On-line version ISSN 2317-6385

Abstract

MENDES, Cynthia de Almeida et al. Parceria público-privada em cirurgia vascular. Einstein (São Paulo) [online]. 2014, vol.12, n.3, pp.342-346. ISSN 2317-6385.  https://doi.org/10.1590/s1679-45082014gs3029.

Objetivo

Descrever e analisar os resultados de parceria público-privada entre o Ministério da Saúde e um hospital privado em projeto de assistência e pesquisa científica na área de cirurgia endovascular. Métodos: Foram analisados fluxos, custos e resultados clínicos dos pacientes atendidos numa parceria público-privada entre abril de 2012 e julho de 2013. Todos os pacientes foram operados, ficaram pelo menos um dia na unidade de terapia intensiva do hospital privado e participaram de um protocolo de pesquisa para comparação entre dois contrastes endovenosos para cirurgia endovascular (contraste iodado e dióxido de carbono).

Resultados

Foram realizados 62 procedimentos endovasculares em 57 pacientes provenientes do sistema público. Os gastos hospitalares e com material endovascular mostraram-se significativamente maiores em relação ao que é pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em dois dos três grupos de doenças estudados. Entre os pacientes ambulatoriais, o intervalo médio entre a consulta e a cirurgia foi de 15 dias e, nos internados, 7 dias. Todos os procedimentos foram bem sucedidos, sem conversão para cirurgia aberta. O novo contraste estudado, o dióxido de carbono, mostrou-se eficaz e mais barato.

Conclusão

O tempo de espera dos pacientes entre indicação cirúrgica e sua realização foi significativamente reduzido. Parcerias público-privadas podem trazer agilidade no atendimento dos pacientes do SUS, permitindo também geração de conhecimento científico.

Keywords : Procedimentos cirúrgicos vasculares/economia; Gestão em saúde; Sistema Único de Saúde; Angioplastia/economia; Aneurisma aórtico.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )