SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Association between respiratory capacity, quality of life and cognitive function in elderly individualsEvaluation of the quality of Primary Health Care services for children: reflections on the feasibility of using the Brazilian version of the Primary Care Assessment Tool as a routine assessment tool author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Einstein (São Paulo)

Print version ISSN 1679-4508On-line version ISSN 2317-6385

Abstract

SILVA, Camilla Beatriz da et al. Detecção de Streptococcus mutans em amostras de saliva e colostro. Einstein (São Paulo) [online]. 2019, vol.17, n.1, eAO4515.  Epub Jan 31, 2019. ISSN 2317-6385.  http://dx.doi.org/10.31744/einstein_journal/2019ao4515.

Objetivo

Detectar Streptococcus mutans no colostro e na saliva de recém-nascido, e comparar com a detecção na saliva da mãe.

Métodos

Foram incluídos no estudo 43 mulheres saudáveis, com gestações a termo e sem complicações, que tiveram cesariana eletiva, e seus recém-nascidos. As amostras foram investigadas por reação de polimerase em cadeia para a detecção de S. mutans em material genético extraído das amostras.

Resultados

Cerca de 16% das amostras de colostro apresentaram S. mutans , não sem correlação com a presença das bactérias em ambas amostras de saliva. S. mutans foi detectado em 49 e 30% das amostras de saliva das mães e recém-nascidos, respectivamente. Houve correlação positiva na detecção de S. mutans entre os tipos de saliva. O número de amostras de saliva materna com S. mutans detectável foi menor nas mulheres que receberam tratamento odontológico durante a gravidez. A escovação três vezes ao dia influenciou na detecção do S. mutans tanto no saliva quanto no colostro.

Conclusão

Embora a saliva materna possa apresentar S. mutans , poucas amostras de colostro apresentam a bactéria. A presença de bactéria na saliva de neonatos pode estar relacionada ao contato antes do nascimento. O tratamento odontológico e os hábitos de higiene parecem influenciar na detecção de S. mutans em amostras de saliva e colostro maternos.

Keywords : Streptococcus mutans; Saliva; Colostro.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )