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Einstein (São Paulo)

Print version ISSN 1679-4508On-line version ISSN 2317-6385

Abstract

FIORANELLI, Alexandre et al. Potencial de liderança em médicos de um hospital público de ensino na cidade de São Paulo. Einstein (São Paulo) [online]. 2019, vol.17, n.1, eGS4191.  Epub Jan 21, 2019. ISSN 2317-6385.  http://dx.doi.org/10.31744/einstein_journal/2019gs4191.

Objetivo

Avaliar o potencial de liderança de médicos ativos de um hospital público na cidade de São Paulo.

Métodos

Estudo-piloto descritivo, no qual foram selecionados aleatoriamente 40 médicos assistentes e residentes para receberem o link com convite eletrônico da empresa Caliper Estratégias Humanas do Brasil. Aos que o aceitaram, foi encaminhado o link para preenchimento de avaliação de personalidade focada no trabalho, composta por 112 alternativas relativas a 21 domínios de 4 áreas de desempenho. De acordo com Questionário Perfil Caliper, as medidas ipsativas expressas em percentual são distribuídas em uma escala do tipo Likert, e são determinadas três categorias em relação às tendências comportamentais no trabalho: necessidade de aprimoramento, potencial moderado e alto potencial.

Resultados

A taxa de adesão dos médicos convidados ao estudo foi de 47,5% (19 médicos). No domínio liderança, a necessidade de aprimoramento ultrapassou 30% dos médicos avaliados. No relacionamento interpessoal, apenas 18,4% dos médicos assistentes necessitavam de aprimoramento e, no grupo dos médicos residentes, 37% necessitavam aprimoramento. Para resolução de problemas e tomada de decisões, as percentagens de necessidade de aprimoramento foram semelhantes (12,6% versus 14%). Na avaliação da organização pessoal e da administração do tempo, obtivemos percentagens semelhantes entre médicos assistentes e residentes, com necessidade de aprimoramento (14% nos dois grupos) e alto potencial nestas áreas (18,4% e 20% para médicos assistentes e residentes, respectivamente).

Conclusão

Os médicos avaliados apresentaram alto potencial de liderança em um quarto dos casos, necessitando aprimoramento nas áreas de desempenhos, como relacionamento interpessoal, resolução de problemas, tomada de decisão, organização pessoal e administração do tempo.

Keywords : Liderança; Desempenho profissional; Médicos; Hospital de ensino; Hospital voluntário.

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