SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue1-2Seasonal chaetognath abundance and distribution in a tropical estuary (Southeastern, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Oceanography

Print version ISSN 1679-8759On-line version ISSN 1982-436X

Abstract

LAVIN, Paris L.  and  LOURENCO, Sergio O.. An evaluation of the accumulation of intracellular inorganic nitrogen pools by marine microalgae in batch cultures. Braz. j. oceanogr. [online]. 2005, vol.53, n.1-2, pp.55-68. ISSN 1982-436X.  https://doi.org/10.1590/S1679-87592005000100006.

Métodos de extração, mudanças na concentração durante o crescimento e efeitos de condições de cultivo sobre conteúdos de nitrogênio inorgânico intracelular (NII - amônia, nitrito e nitrato) foram estudados em nove espécies de microalgas marinhas em cultivos estanques. As microalgas foram analisadas para comparar três métodos de extração de NII, um dos quais desenvolvido neste estudo. A extração de NII ocorre de forma eficiente com os três métodos para quatro espécies. Contudo, para cinco espécies diferenças significativas foram encontradas e os melhores resultados foram obtidos com o método novo. As microalgas acumulam formas inorgânicas de nitrogênio em proporções diferentes. As espécies apresentam concentrações de amônia ou nitrato como as mais altas e sempre menores concentrações de nitrito. Microalgas de menores volumes celulares tendem a atingir valores mais altos de NII por micrômetro cúbico (contrariamente para espécies de volumes celulares maiores), com algumas exceções (Amphidinium carterae e Nannochloropsis oculata). A adição de aeração nos cultivos determina um decréscimo na concentração de NII, favorece a assimilação de nitrogênio e gera um aumento na taxa de crescimento e na razão C:N. Concentrações altas de NII são características da fase de crescimento exponencial, mas em alguns casos sua ocorrência pode resultar de deficiência por carbono.

Keywords : Carbono; Cultivo Estanque; Microalgas Marinhas; Nitrogênio; Nitrogênio Inorgânico Intracelular; Razão superfície : Volume.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License