SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue3Variation in cheliped form in two species of squat lobsters (Decapoda: Anomura) from ChileUse of the copepod Oithona hebes as a bioencapsulator of essential fatty acids author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Oceanography

Print version ISSN 1679-8759On-line version ISSN 1982-436X

Abstract

MUNIZ, Pablo et al. Integrated assessment of contaminants and monitoring of an urbanized temperate harbor (Montevideo, Uruguay): a 12-year comparison. Braz. j. oceanogr. [online]. 2015, vol.63, n.3, pp.311-330. ISSN 1982-436X.  https://doi.org/10.1590/S1679-87592015088506303.

A cidade de Montevidéu, com mais de 1,5 milhões de habitantes, circunda a Baía de Montevidéu, onde um dos portos mais ativos e poluídos da América do Sul está localizado. No presente trabalho, foram avaliados esteróis fecais, metais traço, compostos organoclorados e derivados de petróleo nos sedimentos superficiais do Porto de Montevidéu, analisando sua distribuição espacial no interior do porto, bem como em dois dos principais tributários que chegam ao interior da baía. Especificamente para os sítios do porto, foi realizada uma comparação temporal dos metais pesados e hidrocarbonetos, considerando dados pretéritos de 12 anos. Foram observadas alterações significativas nos sítios estudados. Metais, tais como o Pb, Cr e Zn, apresentaram redução nas suas concentrações, enquanto os hidrocarbonetos alifáticos aumentaram seus valores em quase todas as estações. Foram observadas também diferenças entre o verão e o inverno, sugerindo mudanças no padrão de sedimentação, nos ingressos de substâncias e/ou mudanças hidrodinâmicas na área. Os resultados podem vir auxiliar na compreensão do estado atual e para o desenvolvimento de medidas de gestão necessárias para melhorar a qualidade ambiental do porto e da baía.

Keywords : Poluentes orgânicos e inorgânicos; Sedimentos; Estuário; Monitoramento; Rio da Prata.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )