SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Effect of low-level LASER and neural mobilization on nociceptive threshold in experimental sciaticaRecommendations for the use of opioids in Brazil: Part IV. Adverse opioid effects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Dor

Print version ISSN 1806-0013

Abstract

FERREIRA, Felipe Mussi et al. Reconstrução aloplástica total da articulação temporomandibular. Rev. dor [online]. 2014, vol.15, n.3, pp.211-214. ISSN 1806-0013.  https://doi.org/10.5935/1806-0013.20140046.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

As disfunções temporomandibulares são constituídas por uma variedade de doenças que envolvem os músculos da mastigação, a articulação temporomandibular ou ambos. Por meio de tratamento clínico, a grande maioria dos pacientes apresenta melhora da função e do quadro de dor, porém quando essa terapia não apresenta resultados favoráveis, o tratamento cirúrgico deve ser considerado. A reconstrução total da articulação através de próteses articulares é uma das formas de tratamento cirúrgico. O objetivo deste estudo foi avaliar o estágio atual das reconstruções da articulação temporomandibular, por meio de próteses totais.

CONTEÚDO:

Realizou-se uma revisão por meio do cruzamento dos descritores selecionados no período dos últimos 25 anos sobre reconstrução por próteses das estruturas articulares da articulação temporomandibular.

CONCLUSÃO:

A escassez de artigos científicos de grande relevância relacionados à reconstrução por próteses de articulação temporomandibular gera a impossibilidade da realização de uma revisão sistemática, o que faz com que o procedimento ainda seja visto e indicado com cautela.

Keywords : Cirurgia maxilofacial; Prótese articular; Transtornos da articulação temporomandibular.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )