SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Self-mutilation: pain intensity, triggering and rewarding factorsInfluence of gender on cold-induced pain author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Dor

Print version ISSN 1806-0013On-line version ISSN 2317-6393

Abstract

SALIBA, Tânia Adas; MACHADO, Ana Carolina Bernardes; MARQUESI, Camila  and  GARBIN, Artênio José Ísper. Distúrbios osteomusculares em cirurgiões-dentistas e qualidade de vida. Rev. dor [online]. 2016, vol.17, n.4, pp.261-265. ISSN 2317-6393.  https://doi.org/10.5935/1806-0013.20160085.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A qualidade de vida sempre foi uma preocupação do homem, especialmente nos últimos tempos em que as exigências do mercado de trabalho vêm expondo o profissional de odontologia a situações estressantes e condições adversas, favorecendo a instalação de diversas doenças decorrentes das atividades laborais. O objetivo deste estudo foi avaliar a presença de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho; sintomas dolorosos e sua relação com qualidade de vida e o emprego de medida preventiva entre cirurgiões-dentistas.

MÉTODOS:

A população de estudo foi composta por cirurgiões-dentistas da rede privada (n=64); dois questionários autoaplicáveis foram empregados, sendo um para mensurar qualidade de vida, World Health Organization Quality of Life-bref e o outro para distúrbios osteomusculares.

RESULTADOS:

A região mais acometida por dores foi a do pescoço e da coluna cervical (49,2%), seguida pela região lombar (40%). No que se relaciona à qualidade de vida, o domínio físico apresentou a média de escores mais altos (76,5%) seguido do domínio relações sociais (74,9%).

CONCLUSÃO:

A região com maior prevalência de sintomas dolorosos foi a do pescoço e coluna cervical; profissionais com dores apresentaram menor satisfação com sua qualidade de vida.

Keywords : Distúrbios Osteomusculares; Doenças Ocupacionais; Qualidade de Vida; Odontólogos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )