SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Musculoskeletal disorders and quality of life of dentistsAnimal-assisted activity and pain sensation in hospitalized children and adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Dor

Print version ISSN 1806-0013On-line version ISSN 2317-6393

Abstract

SILVA, Luan Nascimento da et al. Influência do gênero na dor induzida pelo frio. Rev. dor [online]. 2016, vol.17, n.4, pp.266-269. ISSN 2317-6393.  https://doi.org/10.5935/1806-0013.20160086.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

O uso do gelo como forma de tratamento é utilizado indiscriminadamente sem considerar as prováveis diferenças, entre os pacientes do gênero masculino e feminino, no limiar e na tolerância à dor induzida pelo frio durante a aplicação da crioterapia. A dor referida pelo paciente durante a aplicação da crioterapia pode atuar como um mecanismo de defesa frente a uma possível agressão tecidual ocasionada por uma vasoconstrição acentuada. O objetivo deste estudo foi verificar a diferença no limiar, tolerância e percepção da dor induzida pelo frio entre indivíduos de ambos os gêneros.

MÉTODOS:

Participaram do estudo 117 voluntários jovens, de ambos os gêneros, que foram submetidos a um protocolo de indução de dor pelo frio simulando uma situação de crioterapia por imersão.

RESULTADOS:

A análise dos grupos estudados revelou diferenças significativas entre os gêneros para o limiar e a tolerância a dor. A percepção da dor não apresentou diferença significativa entre os gêneros.

CONCLUSÃO:

Indivíduos do gênero masculino apresentaram maior limiar e tolerância à dor, induzida pelo frio, do que os do gênero feminino. De acordo com os resultados, pode-se inferir que as diferenças nas repostas encontradas entre os gêneros devem ser respeitadas, já que uma padronização indiscriminada no tempo de aplicação da crioterapia pode acarretar em lesões teciduais.

Keywords : Crioterapia; Efeitos adversos; Gênero; Limiar da dor; Mensuração da dor.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )