SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Influence of gender on cold-induced painPilates training improves pain and quality of life of women with fibromyalgia syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Dor

Print version ISSN 1806-0013On-line version ISSN 2317-6393

Abstract

ICHITANI, Tatiane  and  CUNHA, Maria Claudia. Atividade assistida por animais e sensação de dor em crianças e adolescentes hospitalizados. Rev. dor [online]. 2016, vol.17, n.4, pp.270-273. ISSN 2317-6393.  https://doi.org/10.5935/1806-0013.20160087.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Cresce o interesse sobre Atividade, Educação e Terapia Assistida por Animais no Brasil. Somente na última década, pesquisadores brasileiros iniciaram investigações científicas com vistas a avaliar a efetividade do trabalho com Atividade, Educação e Terapia Assistida por Animais, a partir de referências da literatura internacional. A opção metodológica de desenvolver esse projeto em ambiente hospitalar vem ao encontro do interesse crescente dessas instituições em introduzir os animais durante o período de hospitalização dos pacientes, especialmente as crianças. A presença dos animais parece produzir benefícios sócioemocionais significativos como adjuvante ao tratamento clínico de pacientes hospitalizados. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da Atividade Assistida por Animais na sensação de dor em crianças e adolescentes hospitalizados.

MÉTODOS:

Trata-se de pesquisa de intervenção, de natureza quantitativa e qualitativa. Participaram do estudo 17 pacientes a partir de 7 anos de idade, hospitalizados no setor de internação do Hospital Infantil Sabará, com queixa de dor. Os cães coterapeutas participantes foram Bruce (porte grande) e Sheep (porte pequeno). A escala numérica de dor foi aplicada antes e depois da Atividade, Educação e Terapia Assistida por Animais.

RESULTADOS:

Na população estudada, há evidências de que a esta atividade demonstrou eficácia quanto à redução da dor autorreferida pelos pacientes, além de melhorar aspectos emocionais sobre a hospitalização, corroborando dados bibliográficos de pesquisas realizadas sobre o tema.

CONCLUSÃO:

Houve diminuição significativa da sensação de dor após a intervenção com o cão, corroborando com alguns estudos internacionais já realizados sobre o tema.

Keywords : Adolescente; Criança hospitalizada; Dor; Hospitalização; Terapia assistida por animais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )