SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Pilates training improves pain and quality of life of women with fibromyalgia syndromeQuality of life and anxiety and depression symptoms in elderly females with and without chronic musculoskeletal pain author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Dor

Print version ISSN 1806-0013On-line version ISSN 2317-6393

Abstract

LINI, Ezequiel Vitório et al. Prevalência de dor crônica autorreferida e intercorrências na saúde dos idosos. Rev. dor [online]. 2016, vol.17, n.4, pp.279-282. ISSN 2317-6393.  https://doi.org/10.5935/1806-0013.20160089.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor crônica é um problema de saúde pública que provoca prejuízos pessoais e sociais. O objetivo deste estudo foi identificar a prevalência de dor crônica e a repercussão na saúde dos idosos.

MÉTODOS:

Realizou-se um estudo transversal de base populacional com 416 idosos residentes em município no Sul do Brasil. Coletaram-se os dados por inquérito domiciliar com o questionário da pesquisa Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento. Consideraram-se como variável dependente a dor crônica; e independente as características sócio-demográficas e as relacionadas às condições de saúde. Realizou-se análise descritiva e inferencial dos dados. Na associação entre as variáveis categóricas, utilizaram-se os testes Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher, com nível significativo de 5%. Na análise bruta e ajustada, foi utilizado o modelo de regressão logística.

RESULTADOS:

A prevalência de dor crônica foi de 54,7%, em sua maioria mulheres (64,8%). Entre os idosos com dor crônica, 58,6% classificaram sua saúde como regular, ruim ou muito ruim, 53,3% não praticavam atividade física, 19,8% apontaram dificuldades para atividades básicas de vida diária e 82,5% referiram dor nos membros inferiores e 74,8% na região lombar (p<0,001).

CONCLUSÃO:

Medidas de redução da dor crônica no idoso devem ser priorizadas, em especial pelos serviços de atenção primária à saúde, por se tratar de um problema de saúde pública multidimensional e complexo.

Keywords : Atenção primária à saúde; Dor; Envelhecimento; Saúde do idoso; Serviços de saúde.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )