SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Quality of life and anxiety and depression symptoms in elderly females with and without chronic musculoskeletal painImpact of parecoxib on hospital discharge: retrospective analysis of Brazilian health insurance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Dor

Print version ISSN 1806-0013On-line version ISSN 2317-6393

Abstract

SPERLING, Sara Gallert et al. Dor e estresse percebido em mulheres no pós-parto vaginal. Rev. dor [online]. 2016, vol.17, n.4, pp.289-293. ISSN 2317-6393.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-0013.20160091.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

O acompanhamento pré-natal pelo enfermeiro qualifica a assistência, momento em que esclarecem dúvidas da mulher, avalia dor, estresse, orienta sobre métodos de relaxamento durante o trabalho de parto, dentre outros aspectos. Assim, o objetivo deste estudo foi mensurar a dor referida e o estresse percebido por mulheres no pós-parto vaginal.

MÉTODOS:

Estudo descritivo, analítico, observacional, transversal, realizado em uma Unidade Obstétrica hospitalar, com 40 puérperas, com utilização do Questionário McGill de Dor, forma reduzida e a Escala de Estresse Percebido.

RESULTADOS:

Trinta e cinco por cento das entrevistadas, que tinham idade média de 25 anos, eram secundíparas e tiveram gestações a termo e apresentaram dor leve; 27,5% dor intensa e 22,5% dor moderada. O índice de estimativa de dor "Sensorial" teve média de 6,60. As questões 3 (esteve nervoso ou estressado), 6 (achou que não conseguiria lidar com todas as coisas que tinha por fazer) e 9 (esteve bravo por causa de coisas que estiveram fora de seu controle), apresentaram as maiores médias.

CONCLUSÃO:

As puérperas referem dor e vivenciam o estresse no pós-parto vaginal, daí a importância de avaliá-los e de preparar a mulher para o enfrentamento da dor e do estresse neste período.

Keywords : Dor; Enfermagem; Estresse; Parto normal; Puerpério.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )