SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Impact of parecoxib on hospital discharge: retrospective analysis of Brazilian health insuranceMcKenzie method for low back pain author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Dor

Print version ISSN 1806-0013On-line version ISSN 2317-6393

Abstract

CASTRO, Anita Perpetua Carvalho Rocha de; LIMA, Rafaela Araújo  and  NASCIMENTO, Jedson dos Santos. Chikungunya: a visão do clínico de dor. Rev. dor [online]. 2016, vol.17, n.4, pp.299-302. ISSN 2317-6393.  https://doi.org/10.5935/1806-0013.20160093.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A chikungunya é uma doença viral de distribuição tropical que acomete indivíduos em diferentes países do mundo e está associada a quadro clinico variável, caracterizado pela existência de duas fases: aguda e crônica. A fase aguda é de curta duração e de sintomas inespecíficos. A fase crônica é marcada pela presença de dor persistente, com comprometimento da qualidade de vida dos pacientes. O objetivo deste estudo foi discutir a chikungunya sob a ótica do clinico de dor, atentando para os seus aspectos epidemiológicos, fisiopatológicos, diagnósticos e terapêuticos, principalmente no que diz respeito ao tratamento dos sintomas álgicos.

CONTEÚDO:

A fisiopatologia da chikungunya é pouco compreendida e envolve mecanismos predominantemente periféricos. O seu diagnóstico é feito por meio da observação de quadro clinico sugestivo, associado a realização de exames laboratoriais específicos. A condução dos pacientes com diagnóstico confirmado envolve a utilização de analgésico comum e anti-inflamatório, além de corticosteroides, antidepressivos e anticonvulsivantes nos casos refratários. Pacientes com doença reumática inflamatória crônica parecem se beneficiar do uso de metotrexato.

CONCLUSÃO:

A chikungunya é uma entidade complexa e ainda pouco compreendida. Diferentes esquemas terapêuticos estão disponíveis para o tratamento do quadro álgico a ela associado, entretanto 40% dos pacientes evoluem com dor crônica e comprometimento da qualidade de vida.

Keywords : Artralgia; Chikungunya crônica; Dor; Febre.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )