SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue6Pleural fluid adenosine deaminase detection for the diagnosis of pleural tuberculosisPhysiopathology and clinical management of one-lung ventilation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Brasileiro de Pneumologia

On-line version ISSN 1806-3756

Abstract

SOUZA, Rogério; JARDIM, Carlos; SALGE, João Marcos  and  CARVALHO, Carlos Roberto Ribeiro. Lesão por inalação de fumaça. J. bras. pneumol. [online]. 2004, vol.30, n.6, pp.557-565. ISSN 1806-3756.  https://doi.org/10.1590/S1806-37132004000600011.

A lesão inalatória é hoje a principal causa de morte nos pacientes queimados, motivo pelo qual se justifica o grande número de estudos publicados sobre o assunto. Os mecanismos envolvidos na gênese da lesão inalatória envolvem tanto os fatores de ação local quanto os de ação sistêmica, o que acaba por aumentar muito as repercussões da lesão. Atualmente, buscam-se ferramentas que permitam o diagnóstico cada vez mais precoce da lesão inalatória e ainda estratégias de tratamento que minimizem as conseqüências da lesão já instalada. Esta revisão aborda os mecanismos fisiopatológicos, os métodos diagnósticos e as estratégias de tratamento dos pacientes vítimas de lesão inalatória. Ressalta ainda as perspectivas terapêuticas em desenvolvimento.

Keywords : Lesão por inalação de fumaça [diagnóstico]; Lesão por inalação de fumaça [fisiopatologia]; Lesão por inalação de fumaça [complicações]; Queimaduras por inalação [terapia]; Literatura de revisão; Intoxicação por monóxido de carbono [complicações].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License