SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue33Behavioral Finance: a comparative study using the prospect theory at the undergraduate course in accountancyDesign of a masters course (MBA) from the perspective of Project Management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Gestão de Negócios

Print version ISSN 1806-4892On-line version ISSN 1983-0807

Abstract

RANGEL, Fabiana Bittencourt  and  GODOI, Christiane Kleinübing. Sintomas Psicossomáticos e a Organização do Trabalho. Rev. bras. gest. neg. [online]. 2009, vol.11, n.33, pp.404-422. ISSN 1983-0807.  http://dx.doi.org/10.7819/rbgn.v11i33.390.

Este artigo tem como objetivo analisar as relações entre a organização do trabalho e a manifestação dos sintomas psicossomáticos. Utilizou-se o método de pesquisa clínico-qualitativa e, como instrumento de coleta de dados, entrevistas em profundidade com quatorze indivíduos de uma organização. Buscou-se, inicialmente, uma categorização analítica provisória baseada no quadro teórico e, após a interpretação das falas, foram elaborados gráficos que destacam a visualização da incidência dos sintomas e dos fatores da organização do trabalho que emergiram dos discursos. Os sintomas manifestos foram a dor de cabeça, estresse, cansaço físico, insônia, gastrite, depressão, ansiedade, dores no corpo, inflamação no nervo ciático, angústia, indisposição e variação de humor. Os fatores decorrentes da organização do trabalho foram a pressão no trabalho, falta de autonomia, insegurança, desvalorização, falta de oportunidade, falta de comando e sobrecarga. Em virtude da metodologia qualitativa, não se pretendeu estabelecer uma correlação entre os dois construtos, mas analisar da manifestação dos fatores que os compõem e suas possíveis associações presentes nos discursos dos entrevistados.

Keywords : Psicossomática; Organização do trabalho; Carga psíquica; Sintomas; Trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )