SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 special issueFinancial Illiteracy and customer credit history author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Gestão de Negócios

Print version ISSN 1806-4892On-line version ISSN 1983-0807

Abstract

SILVA, Vinicius Augusto Brunassi  and  SAITO, Richard. Dificuldade financeira e recuperação de empresas: uma pesquisa de contribuições teóricas e empíricas. Rev. bras. gest. neg. [online]. 2020, vol.22, n.spe, pp.401-420.  Epub July 10, 2020. ISSN 1983-0807.  http://dx.doi.org/10.7819/rbgn.v22i0.4057.

Objetivo:

Este artigo apresenta uma análise teórica e empírica da literatura sobre falência e recuperação. Destacamos os principais artigos desenvolvidos na área e apresentamos um grupo de pesquisas realizadas após a aprovação da nova lei de falências no Brasil.

Metodologia:

Este artigo fornece uma pesquisa da literatura sobre falência e recuperação de empresas. Investigamos trabalhos clássicos e recentes na área e apresentamos os resultados de alguns estudos brasileiros, considerando o anúncio da lei de falências brasileira em 2005.

Resultados:

Demonstramos que a assimetria das informações, os problemas de coordenação e a heterogeneidade entre os credores são fundamentais para a resolução de dificuldades financeiras. Além disso, a escolha da reestruturação é feita de acordo com a alternativa de menor custo. Discutimos as implicações práticas das anotações na literatura analisando três casos de recuperação no Brasil e revelamos que a complexidade de cada caso pode influenciar a decisão de aprovar ou rejeitar o plano de recuperação.

Contribuições:

Investigamos a evolução da literatura sobre falências e recuperação e fornecemos uma pesquisa que explora a literatura internacional e brasileira.

Keywords : Falência; recuperação; dificuldade de empresas.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )