SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 special issueEndogeneity in panel data regressions: methodological guidance for corporate finance researchersThe Microstructure of the Brazilian Market for Corporate Bonds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Gestão de Negócios

Print version ISSN 1806-4892On-line version ISSN 1983-0807

Abstract

GUIMARAES, Sergio Foldes  and  SILVA, André Luiz Carvalhal da. Eleições e sucessão de CEOs em empresas estatais brasileiras. Rev. bras. gest. neg. [online]. 2020, vol.22, n.spe, pp.462-481.  Epub July 10, 2020. ISSN 1983-0807.  http://dx.doi.org/10.7819/rbgn.v22i0.4060.

Objetivo:

Estudar os impactos das eleições e processos de sucessão nas ações das empresas estatais.

Metodologia:

Por meio de eventos de estudo, investigamos longitudinalmente os impactos de eventos políticos (eleições) e de processos de sucessão em ações de empresas estatais por mais de 20 anos. Também documentamos as mudanças no gerenciamento, mostrando que as estatais enfrentam maior rotatividade no gerenciamento do que seus pares privados. As cotações das ações foram obtidas na Economatica e dados empresariais e executivos foram recuperados na B3 e na CVM.

Resultados:

Há um impacto, mas não geral, de eleições e processos de sucessão nas empresas estatais. Mais recentemente, os impactos aumentaram. A rotatividade de CEOs é maior nas empresas estatais do que em pares privados e as mudanças na gestão são maiores com as mudanças de poder.

Contribuições:

Lançamos luz sobre fenômenos que acontecem com frequência no Brasil: sucessão de CEOs em empresas estatais e eventos políticos impactando empresas estatais.

Keywords : Estatais; sucessão de CEOs; governança corporativa; estrutura acionária.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )