SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 special issueSecurities Lending and Short SellingRating changes and the impact on stock prices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Gestão de Negócios

Print version ISSN 1806-4892On-line version ISSN 1983-0807

Abstract

CAVALCANTI, Joyce Mariella Medeiros; AMARAL, Hudson Fernandes; CORREIA, Laíse Ferraz  and  ROMA, Carolina Magda da Silva. Os ativos intangíveis têm importância para os analistas financeiros do mercado de ações do Brasil?. Rev. bras. gest. neg. [online]. 2020, vol.22, n.spe, pp.518-538.  Epub July 10, 2020. ISSN 1983-0807.  https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i0.4063.

Objetivo:

Este artigo tem como objetivo investigar como e em que medida os ativos intangíveis influenciam as avaliações dos analistas financeiros que cobrem empresas listadas na Bolsa de Valores do Brasil (Brasil, Bolsa, Balcão: B3) entre 2010 e 2016.

Metodologia:

A análise foi dividida em duas etapas. Na primeira etapa, examinamos as taxonomias dos ativos intangíveis (ou seja, os capitais estrutural, relacional e humano) por meio da análise de conteúdo, contando termos-chave repetidos relacionados a cada categoria de ativos intangíveis citada nos relatórios dos analistas financeiros. Na segunda etapa, analisamos a influência de variáveis substitutas de ativos intangíveis na cobertura, erro de projeção e precisão das projeções de lucro por ação dos analistas financeiros.

Resultados:

Na primeira etapa, os resultados sugeriram que os analistas citaram mais termos relacionados à categoria capital estrutural, particularmente os termos “estratégia” e “missão”. Na segunda etapa, os resultados apontaram a ausência de relações estatisticamente significativas entre as variáveis estudadas. Portanto, é possível inferir que, embora os analistas financeiros que cobrem empresas que operam na Bolsa de Valores brasileira citem termos relacionados a ativos intangíveis em seus relatórios - o que, por sua vez, aponta para a relevância desses ativos no processo de avaliação da empresa - a dificuldade de realizar uma avaliação fundamentada em bases confiáveis, a escassez de informações de qualidade sobre seu desenvolvimento e problemas de incentivo podem desafiar ou até impedir avaliações quantitativas direcionadas aos participantes do mercado de capitais.

Contribuições:

Ao adotar uma abordagem metodológica inovadora no contexto brasileiro, este estudo destaca o fato de que os ativos intangíveis influenciam os analistas financeiros até certo ponto e eles, por sua vez, conseguem incorporá-los em suas análises, embora as relações estatísticas não tenham sido explicitamente demonstradas.

Keywords : Ativos intangíveis; analistas financeiros; mercado de ações brasileiro.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )