SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Qualidade pós-colheita de cenoura durante o desenvolvimento em monocultivo e consorciada com rabaneteEmergência e crescimento inicial de plântulas de Peltophorum dubium (Spreng.) Taubert sob diferentes substratos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

ZILIO, Marcio et al. Contribuição dos componentes de rendimento na produtividade de genótipos crioulos de feijão (Phaseolus vulgaris L.). Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2011, vol.42, n.2, pp.429-438. ISSN 1806-6690.  https://doi.org/10.1590/S1806-66902011000200024.

Este trabalho teve por objetivo verificar a contribuição relativa dos componentes do rendimento para a produção final em genótipos de feijão (Phaseolus vulgaris L). O experimento foi conduzido com 26 genótipos de feijão na safra 2008/2009 nos municípios de Anchieta, Joaçaba e Lages, estado de Santa Catarina, sob delineamento experimental em blocos ao acaso com 3 repetições, onde avaliou-se os componentes do rendimento e produtividade. Foi utilizado o teste de variância univariada para determinação da variabilidade e da resposta dos genótipos aos diferentes ambientes de cultivo e os testes de Scott-Knott e Tukey para comparação das médias. As correlações foram estimadas através da análise de Trilha. Foi observada resposta diferenciada dos genótipos nos ambientes testados para todos os caracteres avaliados, com exceção da massa de 100 grãos. A seleção indireta para massa de 100 grãos para elevado rendimento de grãos não é uma boa estratégia para o progresso genético, devido aos efeitos indiretos negativos. Mas, a seleção para número de vagens por planta, número de grãos por vagem e número de lóculos por legume podem contribuir efetivamente para incrementar o rendimento de grãos.

Palavras-chave : Phaseolus vulgaris L.; Rendimento de grãos; Componentes da produção; Características agronômicas; Análise de trilha.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons