SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número3Consumo de forragem por bovinos em pastos de capim-quicuiu sob lotação intermitenteÓleos essenciais no controle de Colletotrichum gloeosporioides f. sp. cepae em sementes de cebola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

MELO, Rafaela Paula et al. Distribuição de sementes por uma semeadora puncionadora para agricultura familiar. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2019, vol.50, n.3, pp.502-509.  Epub 04-Jul-2019. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20190059.

A agricultura familiar busca utilizar práticas agrícolas menos agressivas, entretanto existem poucas máquinas adequadas à realidade deste segmento, isso tem levado ao uso de práticas tecnicamente incorretas, que vem contribuindo para o empobrecimento, compactação e desertificação dos solos agrícolas. Diante disso, as semeadoras puncionadoras apresentam-se como uma possibilidade promissora para realizar o processo de semeadura para agricultura familiar, visto que realiza a distribuição de semente de forma pontual, contribuindo para a menor mobilização do solo e consequente preservação e conservação da estrutura do mesmo. O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade de distribuição de sementes por uma semeadora puncionadora para a agricultura familiar. O ensaio foi realizado em um solo classificado como Argissolo Vermelho-amarelo. Foi utilizada a estatística descritiva para avaliar a qualidade da distribuição de sementes pelo sistema puncionador. O Controle Estatístico do Processo foi adotado para avaliar o controle de qualidade do processo de distribuição de sementes. Os resultados demostraram que a semeadora puncionadora apresentou desempenho semelhante à semeadora de precisão pneumática, obtendo 90,2% de espaçamentos aceitáveis, sendo uma alternativa viável para realizar o processo de semeadura para a agricultura familiar, fato comprovado pelo estudo do CEP que indicou a adequação do processo de semeadura aos padrões de qualidade, pois obteve 88,4% de precisão no processo, possibilitando a elevação da qualidade de semeadura. O sistema puncionador proporcionou menor mobilização do solo quando comparado ao sulcador de disco e semeadora manual, mostrando-se como uma solução eficaz para a agricultura conservacionista.

Palavras-chave : Controle de qualidade; Punção; Semeadura.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )