SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue5Patterns evaluation of the labial frenum's morphology and insertion on patients that attended the clinic school of dentistry of the University Center of João Pessoa - PBDental anomalies of number in orthodontic patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Odontologia da UNESP

On-line version ISSN 1807-2577

Abstract

ARANTES, Vinícius de Oliveira Rossi et al. Ângulo de inserção de mini-implantes ortodônticos e seu desempenho biomecânico: análise de elementos finitos. Rev. odontol. UNESP [online]. 2015, vol.44, n.5, pp.273-279.  Epub Oct 06, 2015. ISSN 1807-2577.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.0081.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi avaliar as tensões e deformações de duas marcas comerciais de mini-implantes ortodônticos geradas após a aplicação de dois tipos de forças (de tração de 200 gf e torção de 20 N.cm) inseridos em duas angulações (45° e 90° em relação ao osso cortical).

Material e método

Modelos tridimensionais das duas marcas de mini-implantes (SIN - Sao Paulo, Brasil, e RMO – Coréia do Sul) foram construídos e analisados por análise de elementos finitos (FEA). As análises foram realizadas em simulações no osso cortical, osso esponjoso e no parafuso.

Resultado

A análise FEA mostrou que os mini-implantes da marca RMO apresentaram maior deformação elástica quando submetidos à tração e as forças de torção quando comparado aos mini-implantes da marca SIN. Em ambas as marcas testadas, e para os diferentes ângulos de inserção, houve uma maior deformação do osso cortical, com maior tensão localizado no mini-implante. A tensão no mini-implante foi localizado na região do perfil transmucoso.

Conclusão

Ao comparar as análises de elementos finitos das duas marcas comerciais de mini-implantes, concluiu-se que um maior número de roscas e maior inclinação resultam em menor resistência à deformação e induzem uma maior tensão no osso cortical quando submetidos à forças de torção e tração, especialmente quando inserido em um ângulo de 45º com o osso cortical.

Keywords : Procedimentos de ancoragem ortodôntica; ortodontia; análise de elementos finitos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )