SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4Citotoxicidade de três cimentos resinosos fotopolimerizáveis sobre fibroblastos 3T3Resistência de união de uma resina composta a cimentos de ionômeros de vidro utilizando diferentes sistemas adesivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Odontologia da UNESP

versão On-line ISSN 1807-2577

Resumo

TAGLIAFERRO, Elaine Pereira da Silva et al. Influência do risco de cárie na retenção de um ionômero de vidro modificado por resina usado como selante oclusal: ensaio clínico. Rev. odontol. UNESP [online]. 2017, vol.46, n.4, pp.208-213.  Epub 21-Ago-2017. ISSN 1807-2577.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.18116.

Introdução

Pouco se sabe sobre a influência do risco de cárie na retenção de selantes oclusais.

Objetivo

Avaliar as taxas de retenção de um cimento de ionômero de vidro modificado por resina utilizado como selante oclusal em primeiros molares permanentes de escolares de 6-8 anos, e analisar a influência do risco de cárie na taxa de retenção do selante, durante um período de 24 meses.

Material e método

A aplicação do selante foi realizada em consultório odontológico no início do estudo, após as crianças serem alocados no grupo de alto risco (AR) ou baixo risco (BR) de cárie. Os exames foram realizados pelo mesmo dentista calibrado em 0, 6, 12, 18 e 24 meses. As taxas de retenção foram estimadas e o método de Kaplan-Meier foi utilizado para estimar as probabilidades de sobrevivência. A comparação entre os grupos AR e BR foi avaliada pelos testes de Wilcoxon e log-rank.

Resultado

Os resultados mostraram que 14% dos dentes selados apresentaram perda total (16% para AR e 12% para BR) e 46% apresentaram perda parcial durante o estudo (51% de AR e 41% para BR), em relação a amostra no início do estudo. Nenhuma diferença pode ser demonstrada pela análise de sobrevivência entre os grupos AR e BR (p> 0,05).

Conclusão

O risco de cárie não influenciou as taxas de retenção de um cimento de ionômero de vidro modificado por resina usado como selante oclusal em escolares de 6-8 anos de idade.

Palavras-chave : Escolares; cárie; risco; análise de sobrevivência.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )