SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4Como gênero e escolaridade interagem nos padrões de inatividade física em diferentes domínios em adultos?Legados de megaeventos esportivos: considerações a partir de uma perspectiva crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão impressa ISSN 1807-5509versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

REIS, Cleiton Pereira et al. A formação de atletas de basquetebol: quantificação do tempo de prática e do número de jogos. Rev. bras. educ. fís. esporte [online]. 2015, vol.29, n.4, pp.663-673. ISSN 1981-4690.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092015000400663.

O objetivo deste estudo foi analisar o processo de formação de atletas da categoria de base do basquetebol considerando o tempo de prática de treinamento e o número de jogos de atletas profissionais e atletas da categoria sub-19 anos de Minas Gerais. Para isso foi aplicado o Questionário sobre Tempo de Prática para Atletas de Basquetebol aos atletas e entrevistas semiestruturadas aos treinadores. Para a análise dos dados quantitativos foram aplicados os testes Shapiro-Wilk e Mann-Whitney, para um nível de significância de 5%. Para as entrevistas, uma análise do conteúdo foi utilizada para o tratamento dos dados. Em relação à experiência competitiva, foram encontradas diferenças significativas (p = 0,003) que apontam um maior número de jogos disputados pelos atletas profissionais durante a sua formação na categoria de base na comparação com os atletas da categoria sub-19 anos de Minas Gerais. Conclui-se que, apesar do tempo de prática de treinamento ter sido semelhante durante o processo de formação nas categorias de base, os atletas profissionais disputaram um maior número de jogos que os atletas da categoria sub-19 anos de Minas Gerais.

Palavras-chave : Atletas; Educação física e Treinamento; Esportes; Pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )