SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4A formação de atletas de basquetebol: quantificação do tempo de prática e do número de jogosBiogenêse mitocondrial e exercício físico: hipótese do acoplamento elétrico-transcripcional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão impressa ISSN 1807-5509versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

COAKLEY, Jay  e  SOUZA, Doralice Lange de. Legados de megaeventos esportivos: considerações a partir de uma perspectiva crítica. Rev. bras. educ. fís. esporte [online]. 2015, vol.29, n.4, pp.675-686. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092015000400675.

Um dos principais argumentos em prol da realização de megaeventos esportivos é que os mesmos geram desenvolvimento econômico, social, político e esportivo para as cidades/países sede. O objetivo deste trabalho é o de fazer alguns apontamentos sobre a noção de desenvolvimento em pauta, tomando como base autores que vêm discutindo a temática. Constatamos que o tipo de desenvolvimento facilitado por estes eventos tem beneficiado prioritariamente agentes bem posicionados com acesso privilegiado à instâncias de decisão, em detrimento de um tipo de desenvolvimento que favoreça a população como um todo. A promoção de desenvolvimento em prol do bem comum só é possível na medida em que a decisão para se sediar, ou não, megaeventos esportivos, esteja alinhada com as metas de desenvolvimento de longo prazo das cidades e países sede. Esta decisão deve também ser condizente com a realidade sociocultural e com a capacidade de se fornecer a infraestrutura e os recursos os necessários para se hospedar o evento. A realização de megaeventos esportivos não produz resultados positivos automaticamente. Para que isto ocorra, faz-se necessário um planejamento minucioso. Por exemplo, ao se pensar a construção e estruturas esportivas para o evento e como elas serão utilizadas depois do mesmo deve se considerar questões tais como: Quem será responsável pela manutenção destas estruturas e que recursos serão disponibilizados para isto? Quem utilizará estas estruturas? Que tipo de suporte o púbico alvo necessita para que possa otimizar esta utilização? Tanto o processo de planejamento de legados bem como a execução e avaliação de ações para a construção dos mesmos devem envolver a participação da população que será diretamente afetada com a realização dos eventos.

Palavras-chave : Esporte; Jogos Olímpicos; Jogos Paraolímpicos; Copa do Mundo; FIFA; COI.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )