SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Estilo motivacional e comportamento assertivo de professores de Educação Física ao longo da carreiraAnálise do comportamento competitivo de atletas jovens e adultos de handebol índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão impressa ISSN 1807-5509versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

FOLLE, Alexandra; COLLET, Carine; SALLES, William das Neves  e  NASCIMENTO, Juarez Vieira do. Transições no processo de desenvolvimento de atletas do basquetebol feminino. Rev. bras. educ. fís. esporte [online]. 2016, vol.30, n.2, pp.477-490. ISSN 1981-4690.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092016000200477.

O objetivo deste estudo foi investigar as transições presentes no desenvolvimento de atletas de basquetebol feminino. Participaram do estudo 31 atletas e dois treinadores pertencentes a um clube de destaque na formação do basquetebol do estado de Santa Catarina/Brasil. A coleta das informações ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e os dados analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, com auxílio do software NVivo 9.2. Os resultados revelaram a importância e os desafios em torno da vivência simultânea de transições esportivas e não esportivas, destacando-se que as atletas vivenciaram a transição da iniciação para a especialização ao mesmo tempo em que experienciaram a transição da infância para a adolescência. As atletas que vivenciaram transições para o treinamento especializado mais intenso também experienciaram transições psicossociais importantes, sobretudo relacionadas ao convívio social (amizades) e ao estudo (passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio). Por fim, ao transitarem das categorias de base para a adulta, as jogadoras passaram por transições tanto nos relacionamentos interpessoais (namoro) quanto na passagem do Ensino Médio para o Ensino Superior. As evidências encontradas permitem concluir sobre a importância de compreender com profundidade as transições vivenciadas e o quanto afetam o desenvolvimento esportivo de atletas de basquetebol feminino, bem como identificar os recursos e as estratégias intrínsecas e extrínsecas utilizadas para a superação bem-sucedida destas diferentes transições.

Palavras-chave : Atletas; Esporte; Formação; Carreira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )