SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue4School education and culture corporal in areas of agrarian reform: a human emancipation in analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Print version ISSN 1807-5509On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

MARTIN, Daniel  and  ELLIOTT-SALE, Kirsty. Uma perspectiva sobre a investigação dos efeitos dos contraceptivos hormonais sobre os fatores determinantes do desempenho de mulheres atletas. Rev. bras. educ. fís. esporte [online]. 2016, vol.30, n.4, pp.1087-1096. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092016000401087.

Os métodos contraceptivos hormonais são usados por aproximadamente metade das atletas do sexo feminino e podem afetar o desempenho atlético como resultado de sua ação hormonal sistêmica. Nas atletas, o uso de anticoncepcionais parece ter pouco efeito sobre a composição corporal, porém novos estudos são necessários para avaliar os efeitos dos contraceptivos derivados apenas de progestina, pois podem ter um efeito negativo na população em geral. O tipo de progestina contido dentro do contraceptivo pode influenciar a resposta anabólica do músculo, embora esta relação seja complexa em virtude dos efeitos diretos ou indiretos de hormônios exógenos na síntese da proteína e na proliferação das células satélites. A resposta sistêmica hormonal alterada em usuárias de contraceptivos parece não influenciar a força muscular e, embora o consumo máximo de oxigênio às vezes seja reduzida, isso não afeta as medidas de desempenho. A maioria das pesquisas utilizou desenhos transversais e/ou agrupou diferentes tipos e marcas de anticoncepcionais hormonais e poucos estudos têm sido realizada sobre anticoncepcionais com progestina em atletas. Futuros estudos devem usar desenhos experimentais prospectivos, randomizados e controlados para avaliar os efeitos de todos os tipos de contraceptivos hormonais no desempenho atlético em mulheres.

Keywords : Estrogênio; Progestina; Exercício; Composição corporal; Contraceptivo oral.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )