SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3Germinação de sementes e crescimento de plântulas de soja (Glycine max L. Merrill) sob cobertura vegetalNitrogênio e redutor de crescimento em trigo de alta produtividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Scientiarum. Agronomy

versão On-line ISSN 1807-8621

Resumo

ALENCAR, Carlos Augusto Brasileiro de et al. Lâminas de irrigação e estações anuais na cobertura do solo e altura de gramíneas cultivadas sob corte. Acta Sci., Agron. [online]. 2009, vol.31, n.3, pp.467-472. ISSN 1807-8621.  http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v31i3.381.

Objetivou-se avaliar a cobertura do solo e altura de planta em seis gramíneas manejadas por corte sob efeito de diferentes lâminas de irrigação e estações do ano. O experimento foi conduzido em esquema de parcelas subsubdivididas, tendo seis gramíneas (Xaraés, Mombaça, Tanzânia, Pioneiro, Marandu e Estrela) nas parcelas, seis lâminas de irrigação (0, 18, 45, 77, 100 e 120% da referência) nas subparcelas e as estações (outono/inverno e primavera/verão) nas subsubparcelas. Para diferenciar a aplicação das lâminas de irrigação, utilizou-se o sistema por aspersão em linha. Observou-se efeito das gramíneas, estações anuais e lâminas de irrigação nas duas características estudadas. O capim-Pioneiro apresentou a maior altura e o capim-Estrela a maior cobertura ao solo. A maior temperatura ocorrida nas estações primavera/verão proporcionou aumento na altura e não afetou a cobertura do solo. A cobertura do solo respondeu positivamente ao aumento da lâmina de irrigação. Nas estações outono/inverno, o aumento da lâmina de irrigação proporcionou aumento na altura; nas estações primavera/verão, não afetou ou reduziu a altura das gramíneas.

Palavras-chave : sistema em aspersão em linha; conservação do solo; B. brizantha; P. maximum; P. purpureum; C. nlemfuensis.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons