SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Efeito nas características químicas do solo e produtividade do algodoeiro em função de sulfato de amônio e plantas de coberturaBanco de sementes de plantas invasoras no solo in situ e ex situ em área de agricultura de subsistência no Estado do Maranhão, Nordeste do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Scientiarum. Agronomy

versão On-line ISSN 1807-8621

Resumo

SILVA, Vitor Cezar Pacheco da; BETTONI, Marcelle Michelloti; BONA, Cleusa  e  FOERSTER, Luís Amilton. Características morfológicas e químicas de plantas de cebola (Allium cepa L.) associadas à resistência ao tripes da cebola. Acta Sci., Agron. [online]. 2015, vol.37, n.1, pp.85-92. ISSN 1807-8621.  http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v37i1.17436.

Thrips tabaci Lindeman é a principal praga da cultura da cebola e o controle químico é o principal método adotado pelos agricultores. Métodos alternativos de controle devem ser priorizados, visando diminuir a quantidade de inseticidas utilizada. Cultivares resistentes representam um método eficiente de controle de tripes no campo. Nosso objetivo foi verificar a influencia de características morfológicas e químicas de sete cultivares de cebola conferindo resistência a T. tabaci. O número de tripes, características morfológicas e químicas das plantas foram avaliadas. Dentre as cultivares avaliadas, Alfa São Francisco RT, BR 29 e Sirius mostraram-se resistentes a T. tabaci, uma vez que apresentaram um baixo número de tripes observados durante o ciclo (64, 87 e 74 tripes respectivamente). Características morfológicas e químicas estão associadas à resistência de plantas de cebola a T. tabaci. Para a cultivar Alfa São Francisco RT, um maior ângulo central (16,4˚), uma menor espessura de cutícula, e uma maior concentração de ceras epicuticulares e estômatos na superfície das folhas conferem resistência. Para as cultivares BR 29 e Sirius, a resistência provavelmente esta relacionada à presença de substâncias ou de quantidades elevadas de algum componente na composição química das plantas.

Palavras-chave : Thrips tabaci; Thysanoptera; Thripidae; cebola; resistência de plantas a insetos..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )