SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue2Changes in pectinases, dietary fibers, and physicochemical indices related to the flavor of cubiu fruits during ripeningEffects of high proline accumulation on chloroplast and mitochondrial ultrastructure and on osmotic adjustment in tobacco plants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Scientiarum. Agronomy

Print version ISSN 1679-9275On-line version ISSN 1807-8621

Abstract

SILVA, Lílian Abadia da et al. Tolerância à dessecação em sementes de Rhamnidium elaeocarpum Reissek (Rhamnaceae). Acta Sci., Agron. [online]. 2015, vol.37, n.2, pp.181-189. ISSN 1807-8621.  https://doi.org/10.4025/actasciagron.v37i2.19425.

O trabalho teve como objetivo investigar a tolerância a dessecação em sementes de Rhamnidium elaeocarpum Reissek por meio de alterações fisiológicas e bioquímicas. Os frutos foram coletados no município de Jaupaci, Estado de Goiás, quando as sementes apresentavam teor de água de 37% base úmida (b.u.), sendo em seguida mantidas em estufa de secagem com circulação de ar à temperatura de 35ºC até alcançarem os teores de água de 20 e 12% (b.u.). Foram avaliados os seguintes parâmetros: germinação; índice de velocidade de germinação; emergência; índice de velocidade de emergência; condutividade elétrica; taxa respiratória; perfil eletroforético das isoenzimas: catalase, peroxidase e esterase; atividade enzimática de endo-β-mananase e α-amilase e análise eletroforética de proteínas resistentes ao calor. Maior velocidade de germinação e taxa respiratória foi obtida para sementes com teor de água de 12% b.u. A atividade das isoformas de catalase foi mais pronunciada em sementes com maior grau de desidratação em relação à peroxidase que diminuiu sua atividade. As sementes apresentaram proteínas de baixo peso molecular resistentes ao calor, variando de 48,7 a 13,2 kDa. A aquisição de tolerância à secagem em sementes de R. elaeocarpum Reissek é mais associada à enzima catalase do que às enzimas esterase e peroxidase.

Keywords : secagem; germinação; isoenzimas; taxa respiratória; proteínas resistentes ao calor..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )