SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Resposta do crescimento vegetativo do algodoeiro em relação à aplicação de regulador de crescimento via sementesDescompactação biológica do solo por capins do gênero Brachiaria em Integração Agricultura-Pecuária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Scientiarum. Agronomy

versão impressa ISSN 1679-9275versão On-line ISSN 1807-8621

Resumo

SILVA, Cristina Ferreira et al. Potencial enzimático e antagonista de bactérias isoladas de fruto típico do Cerrado em Minas Gerais, Brasil. Acta Sci., Agron. [online]. 2015, vol.37, n.3, pp.367-374. ISSN 1807-8621.  https://doi.org/10.4025/actasciagron.v37i3.19057.

O Brasil tem uma grande biodiversidade no bioma Cerrado típico de savanas tropicais. Os objetivos deste estudo foram isolar e identificar bactérias celulolíticas e pectinolíticas e com atividade antagonista contra contra Aspergillus. carbonarius produtores de ocratoxina a partir de Psychotria hoffmannseggiana. Frutos maduros de P. hoffmannseggianaforam coletadas na região da cidade de Passos em área preservada de Cerrado em Minas Gerais, Brasil. Realizou-se diluições decimais e as bactérias isoladas foram caracterizados bioquimicamente e identificadas por seqüenciamento. Para a produção de enzimas, as bactérias foram cultivadas em CMC e MP5 e MP7. Os isolados com melhor produção enzimática foram submetidos ao processo de otimização. A atividade antagonista foi realizada em co-cultura (bactérias e fungos filamentosos) e avaliou-se o crescimento e a esporulação. TLC foram realizados para verificar a produção de micotoxinas. A microbiota predominante foi Gram negativas pertencem à família Enterobacteriaceae. Alguns isolados apresentaram potencial para a atividade enzimática e antagonista, especialmente o isolado identificado como Lysinibacillus fusiformis. Esta espécie foi melhor produtora de celulases (atividade máxima 103,1 mg glicose min.-1 mg-1 de proteína). Três dos 105 isolados de bactérias estimularam a produção de micotoxinas. Conclui-se que estes isolados apresentam potencial biotecnológico para a área de agro-indústria e meio ambiente.

Palavras-chave : microrganismo; Psychotria hoffmannseggiana; aplicacao biotecnológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )