SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Potencial enzimático e antagonista de bactérias isoladas de fruto típico do Cerrado em Minas Gerais, BrasilAnálise micromorfométrica da evolução da porosidade em crostas superficiais de três solos da região de Piracicaba, Estado de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Scientiarum. Agronomy

versão impressa ISSN 1679-9275versão On-line ISSN 1807-8621

Resumo

FLAVIO NETO, José et al. Descompactação biológica do solo por capins do gênero Brachiaria em Integração Agricultura-Pecuária. Acta Sci., Agron. [online]. 2015, vol.37, n.3, pp.375-383. ISSN 1807-8621.  https://doi.org/10.4025/actasciagron.v37i3.19392.

A compactação do solo associada à degradação das pastagens reduz a produtividade animal e da forrageira e compromete a sustentabilidade ambiental. No enfrentamento desta grave questão, faz-se necessário o conhecimento do potencial de descompactação do solo promovido por algumas forrageiras. Este trabalho objetivou avaliar o intervalo hídrico ótimo como indicador da descompactação biológica do solo decorrente do cultivo de capins do gênero Brachiaria em integração agricultura-pecuária, bem como a disponibilidade hídrica à soja cultivada em sucessão. O estudo foi realizado em duas etapas. Inicialmente foram implantadas 32 parcelas em quatro blocos casualizados, cultivando milho consorciado com os seguintes com os tratamentos: 1 - Brachiaria brizantha cultivares Marandu, 2 - Xaraes, 3 - Piata e 4 - MG4, 5 - B. decumbens, 6 - B. ruziziensis, 7 - Plantas invasoras e, 8 - Solo descoberto. Foi avaliado o solo para quantificação da descompactação biológica, e também as forragens. Na segunda etapa cultivou-se soja, acrescentando-se como tratamento testemunha: 9 - plantio convencional, totalizando 36 parcelas. Os resultados sugerem o cultivo de B. brizantha ou B. decumbens na recuperação edáfica. Destacam-se os capins Xaraes e Piata que proporcionaram maior descompactação do solo e, consequentemente, aumento da disponibilidade hídrica à soja em sucessão.

Palavras-chave : recuperação de pastagens; qualidade estrutural do solo; intervalo hídrico ótimo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )