SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4Exigência de proteína digestível para tilápias do Nilo alimentadascom rações à base de farelo de soja e milhoEstabilidade aerobica em silagem de milho (Zea mays L.) ensilada com diferentes aditivos microbianos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Scientiarum. Animal Sciences

versão impressa ISSN 1806-2636versão On-line ISSN 1807-8672

Resumo

SILVA, Guilherme de Lira Sobral et al. Determinação de modelo para estimar área foliar da Pornunça (Manihot sp.), utilizando medidas morfométricas. Acta Sci., Anim. Sci. [online]. 2017, vol.39, n.4, pp.351-356. ISSN 1807-8672.  https://doi.org/10.4025/actascianimsci.v39i4.36447.

A Pornunça é uma espécie do gênero Manihot que está sendo cultivada como opção para alimentação animal no semiárido do Brasil. A área foliar (AF) é importante para determinar o crescimento de planta forrageira, e a avaliação tem que reunir as seguintes características: praticidade, precisão e baixo custo. O estudo objetivou estabelecer um modelo para determinar a área foliar da Pornunça (Manihot sp.) a partir de medidas morfométricas da folha. O delineamento experimental foi realizado em blocos ao acaso, com três tratamentos (métodos de determinação de área foliar) e três blocos, com o total de 144 repetições (folhas). Para determinação da AF, utilizou-se o método direto (AFReal), medidor de área foliar tipo esteira (Li-Cor 3100©) por meio das dimensões lineares. Os dados foram submetidos à análise de regressão. Houve uma relação entre a área foliar real (AFReal) para folhas pequenas, médias, grandes e total, e a área foliar determinada pelo medidor de área foliar tipo esteira (AFLi-Cor©) apresentou coeficiente de determinação elevado para o ajuste linear. A área foliar da Pornunça obtida pelo medidor Li-Cor3100© é de aproximadamente 10%, inferior, em comparação ao método AFReal. O modelo que melhor se ajustou para a estimativa da área foliar da Pornunça foi o potencial.

Palavras-chave : crescimento; planta; morfologia; semiárido.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )