SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40Conforto térmico e desempenho zootécnico de frangos de corte utilizando dois sistemas de aquecimento distintosO papel dos pequenos ruminantes na mudança climática global índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Scientiarum. Animal Sciences

versão impressa ISSN 1806-2636versão On-line ISSN 1807-8672

Resumo

ARAUJO, Thalita Polyana Monteiro et al. Produção e composição do leite de vacas Gir e Guzerá de acordo com o estádio de lactação, contagem de células somáticas, estado fisiológico e de condição corporal. Acta Sci., Anim. Sci. [online]. 2018, vol.40, e39352.  Epub 16-Ago-2018. ISSN 1807-8672.  https://doi.org/10.4025/actascianimsci.v40i1.39352.

Neste trabalho, objetivou-se avaliar o efeito do estádio de lactação, estado fisiológico, contagem de células somáticas (CCS) e escore de condição corporal (ECC) sobre a produção e composição do leite de vacas Gir e Guzerá. Foram utilizadas noventa e oito vacas, que foram classificadas de acordo com o estado fisiológico, estádio de lactação, CCS e ECC. O leite foi pesado mensalmente para obtenção dos dados de produção. Amostras compostas coletadas em frascos contendo conservante foram enviadas ao laboratório para análises. Os dados foram submetidos a análises estatísticas descritivas e de variâncias. Verificou-se maior produção de leite nos primeiros 60 dias de lactação. Os teores de gordura, proteína e extrato seco aumentaram com o avançar da lactação; enquanto o teor de lactose decresceu. Foram observados maiores teores de gordura, proteína e sólidos totais no leite de vacas vazias; enquanto as vacas gestantes apresentaram maior produção diária e maior teor de lactose no leite. Maiores teores de lactose foram verificados em animais com menor CCS. O ECC não teve efeito sobre a composição e escore de células somáticas do leite. A produção e composição do leite de vacas zebuínas sofrem influência do estádio de lactação, do estado fisiológico e da CCS.

Palavras-chave : gestação; qualidade do leite; reserva corporal; zebu.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )